Lemas

 1.SÓ POR HOJE!
Este lema sugere que, ao invés de tomarmos decisões para a vida toda, limitemo-nos a fazer propósitos por um dia apenas, justamente o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje! O de ontem já vivemos quando ele era hoje e o de manhã, quando chegar, será hoje novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em “pedacinhos mastigáveis”, o que irá tornar bem mais fácil nossa caminhada através do processo de recuperação.


2.VIVER E DEIXAR VIVER!
Preocupadas em dirigir ou modificar a vida das pessoas com as quais convivemos e nos relacionamos, podemos esquecer do mais importante: cuidar de nossa própria vida e de nossa recuperação. Por isso, este lema sugere que procuremos viver a nossa própria vida e que deixemos aos outros a tarefa de viver a deles como acharem de fazê-lo.


3.PRIMEIRO AS PRIMEIRAS COISAS
Este lema nos sugere a adoção de um método muito simples, porém eficaz, de ordenarmos nossas atividades ou a solução de nossos problemas, de forma a agirmos com equilíbrio e sensatez. Se procurarmos ter calma e examinarmos cuidadosamente, veremos que, de acordo com as circunstâncias, haverá sempre uma coisa que deverá ser feita em primeiro lugar e as demais deverão aguardar a sua vez, segundo a ordem de importância ou de urgência em que devam ser realizadas.


4. VIVER NA GRAÇA DE DEUS
A sugestão deste lema é praticamente idêntica à do Terceiro Passo. Afastadas da Graça de Deus tornamo-nos presas fáceis do descontrole emocional. Com sua aplicação em nossa vida diária, podemos avançar cada vez mais no processo de recuperação. Não mais experimentamos a sensação de estarmos sós e desamparadas quando nos entregamos de verdade aos cuidados do Poder Superior a nós, ou Deus como cada uma O conceba.

  
5. ESQUECER OS PREJUÍZOS
Este lema sugere que deixemos de ficar rememorando os prejuízos que possamos ter tido. Trazer de volta à memória os prejuízos é o mesmo que sofrê-los novamente. Nada mais acertado, portanto, do que procurarmos esquecer nossos prejuízos e dedicarmos-nos de corpo e alma ao Programa que nos oferece a libertação.



6. RECOMENDAR-SE A DEUS INCONDICIONALMENTE
Este lema sugere que invoquemos o socorro e o amparo de Deus, sem pretendermos estabelecer quaisquer condições. Significa, na verdade, entregarmos nossa vida e nossa vontade aos Seus cuidados, para sermos por Ele fortalecidas e guiadas segundo Sua vontade e sabedoria.


7. DEVAGAR SE VAI AO LONGE!
Este lema sugere que tenhamos calma e perseverança para podermos chegar bem longe no processo de recuperação. Precisamos tomar cuidado com a tendência a exigirmos resultados imediatos em tudo que fazemos. Possibilitando-nos solucionar gradativamente nossos problemas e ter, também, o equilíbrio necessário para aceitar os que não possam ser solucionados.


8. QUE COMECE POR MIM
Este lema nos diz que nossa liberdade e independência  dependem  de nossas próprias atitudes e sentimentos pois, só mudando a nós mesmas verdadeiramente, poderemos mudar o que está a nossa volta.


9.  ESCUTE E APRENDA
Este lema sugere que prestemos mais atenção às mensagens que nos são passadas à partir do nosso próprio corpo, da nossa alma e do nosso Poder Superior. Exercitando-nos para estarmos mais conscientes do que esta voz interior está tentando nos dizer, podemos: Escutar e Aprender.


 10. MANTENHA O SIMPLES
Este lema sugere que, em vez de tentarmos fazer uma tarefa como um todo, possamos simplificá-la, dando apenas um passo por vez. Ao nos concentrarmos em uma coisa de cada vez, o impossível pode se tornar provável se nós mantivermos o simples.


11.  MANTENHA A MENTE ABERTA
Este lema sugere que nos desliguemos das idéias antigas, quando elas não nos servirem mais, não nos apegando muito a qualquer maneira de abordar a vida, a fim de que possamos nos ajustar às mudanças com menos tensão e esforço.


12. ATÉ QUE PONTO ISTO É IMPORTANTE?
Este lema nos sugere que nos façamos esta pergunta, antes de reagirmos a uma situação perturbadora. Usando esse simples lema, podemos descobrir que muitos dias, que antes teríamos considerado como trágicos, são agora preenchidos com  serenidade e confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que importa é a mensagem e não o mensageiro.
Obrigada pelo comentário!